PODER LOCAL

A Câmara Municipal de Ponta Delgada reforçou a sua equipa de efetivos da Polícia Municipal com a entrada de 13 novos elementos, que concluíram o 3.º Curso de Formação da Polícia Municipal de Ponta Delgada, passando a dispor de 40 agentes.
“A incorporação destes novos agentes irá contribuir para o aumento da capacidade operacional e da visibilidade pública da Polícia Municipal. Duas condições que concorrem fortemente para melhorar o sentimento de segurança de quem reside ou visita o concelho de Ponta Delgada”, afirmou Pedro Nascimento Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
A Polícia Municipal de Ponta Delgada exerce funções de polícia administrativa, garantindo a fiscalização e cumprimento dos regulamentos municipais, prestando ainda um importante serviço de policiamento de visibilidade junto da comunidade, atuando em cooperação com os órgãos de polícia criminal, designadamente, com a Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Polícia Judiciária, entidades estas que marcaram presença na tomada de posse dos novos elementos da Polícia Municipal.
Pedro Nascimento Cabral sublinhou que os novos agentes “a partir de agora têm a enorme responsabilidade de honrar a farda e corresponder positivamente à confiança que cada cidadão deposita na Polícia Municipal. Todos têm assim a missão de servir a nossa cidade e concelho de Ponta Delgada e sentir que representam um verdadeiro bastião de segurança para a nossa comunidade ”.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada adjudicou a instalação de 19 câmaras de videovigilância na cidade de Ponta Delgada, em locais definidos pela Polícia de Segurança Pública, estando prevista a conclusão deste processo até ao final de junho.
A supervisão das câmaras de videovigilância será efetuada pelo Comando Regional da PSP dos Açores, através da Divisão da PSP de Ponta Delgada.
“O sistema de videovigilância contribuirá, em larga medida, para prevenir comportamentos desviantes e combater os pequenos focos de criminalidade que têm surgido e que estão, objetivamente, relacionados com o consumo e tráfico das denominadas ‘drogas sintéticas’. Será um mecanismo complementar ao papel das forças de segurança, mas não vai substituir a ação policial”, vincou Pedro Nascimento Cabral.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada destacou ainda o trabalho efetuado junto do Governo da República, através da Ministra da Administração Interna, para garantir o reforço de agentes da PSP e militares da GNR.
Cmpdl