REGIONAL

1750434353GR_18901260.jpg

Responsabilidade de detentores de animais de companhia

em período de férias

O Governo dos Açores, consciente da importância do bem-estar animal, apela à responsabilidade de todos os detentores de animais de companhia neste período de férias que se inicia.

O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, salienta que “um animal de companhia é um ato ponderado para a vida”, e “estão a ser desenvolvidas campanhas de sensibilização”, através da distribuição de ‘flyers’ e das redes sociais, sobre esta matéria.

Estas campanhas tem o intuito de promover comportamentos conscientes, além de orientar para a esterilização e identificação. O sucesso depende da colaboração e consciência moral de todos”, reforça o governante.

O abandono animal, assinala, é um ato de irresponsabilidade e crueldade, que acarreta consequências graves, não só para os animais, que sofrem, mas também para a sociedade, contribuindo para questões de saúde e segurança publica.

Muitos dos animais abandonados não conseguem sobreviver sozinhos, e os que sobrevivem podem tornar-se parte da população de errantes, causando transtornos e riscos para a comunidade.

Além do sofrimento individual de cada animal, o aumento do número de animais abandonados sobrecarrega os Centros de Recolha Oficial e associações de proteção animal, que trabalham incansavelmente para lhes dar uma segunda oportunidade.

Governo Regional

VOLTAR