PODER LOCAL

Câmara Municipal duplica apoio a estudantes universitários deslocados da ilha de São Miguel

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, anunciou que, este ano letivo, a autarquia duplicou o apoio atribuído para a deslocação de alunos provenientes de famílias carenciadas que ingressaram em universidades localizadas fora da ilha de São Miguel, permitindo que esta medida beneficie 30 alunos residentes em Ponta Delgada.

“Em boa hora criámos este suporte financeiro, que se tem revelado muito importante para que os nossos jovens possam prosseguir estudos e concretizar os seus sonhos, independentemente do contexto sócio-económico com que se deparam”, salientou o autarca.

O apoio decorre do “Regime especial para deslocação” que, em 2023, passou a integrar os novos termos do regulamento do Programa de Apoio para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior .

“Este apoio é aplicado ainda antes do arranque de aulas, visando que as despesas inerentes às passagens aéreas, alimentação e estadia não se constituam como impedimentos para que os estudantes possam procurar candidatar-se a instituições de ensino superior situadas no exterior da ilha de São Miguel”, indicou Pedro Nascimento Cabral.

De notar que o regime especial para deslocação corresponde ao valor do Indexante do Apoio Social (atualmente, cifrado nos 509,26 euros), podendo ser atribuído a todos os candidatos cujo rendimento do agregado familiar corresponda ao primeiro e ao segundo escalão do rendimento global do IRS.

Recorde-se que, por iniciativa do atual executivo camarário, os critérios do regulamento do Programa de Apoio para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior foram alargados, permitindo apoiar um número recorde de 383 alunos com um total de 470 mil euros, no ano letivo transato.

“Estendemos as nossas políticas de inclusão a todas aquelas que são as nossas áreas de intervenção na sociedade, garantindo, neste caso específico da educação ao nível do Ensino Superior, apoios aos estudantes de famílias economicamente mais vulneráveis e também de classe média”, sublinhou o Presidente do Município.

Foram ainda contempladas majorações na ordem dos 15% a candidatos que provenham de agregados familiares com pessoas portadoras de 60% ou mais de incapacidade, de contextos familiares com violência doméstica, de famílias monoparentais ou apresentem estatuto de trabalhador-estudante.

Refira-se que as candidaturas a bolsas de estudo universitárias para o ano letivo de 2024 / 2025 estão, neste momento, a decorrer e finalizam a 31 de janeiro. Já quanto ao prazo para solicitar apoio no âmbito do “Regime especial para deslocação”, encerrou a 15 de agosto.

Mais informações sobre o Programa de Apoio para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior podem ser consultadas em pormenor através do seguinte endereço eletrónico: https://bit.ly/PDL_BolsasUniversitárias .


cmpd

VOLTAR