PODER LOCAL

Ponta Delgada uma “cidade inteligente”.

Ponta Delgada desenvolve-se como “cidade inteligente com o objetivo primeiro de servir as pessoas”, diz Pedro Furtado

O Vice-Presidente do Município, Pedro Furtado, afirmou, hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que Ponta Delgada está a desenvolver-se como uma “cidade inteligente” com o principal objetivo de corresponder às necessidades e expetativas das pessoas que vivem, trabalham e visitam o concelho.

“A capacitação de Ponta Delgada como Smart City foi e tem sido uma das grandes bandeiras do nosso executivo. Desde a primeira hora, que avançamos com um plano de criação de uma cidade inteligente com o objetivo primeiro de servir as pessoas. Para nós, tem sido imprescindível esta condição que, cada vez mais, se assume como fator significativo de qualidade de vida dos cidadãos, do sucesso do crescimento das empresas, e da atratividade de Ponta Delgada para quem nos visita”, afirmou a autarca.

Pedro Furtado falava no início da reunião técnica de divulgação da “Estratégia Nacional dos Territórios Inteligentes” aos Municípios dos Açores, que foi promovida pelo Ministério da Juventude e Modernização, através da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Aproveitando a presença do Vogal do Conselho Diretivo da AMA, João Roque Fernandes, e restante equipa técnica, o autarca apontou os vários projetos desenvolvidos pelo município para afirmar Ponta Delgada como uma verdadeira cidade inteligente, dando especial ênfase à plataforma PDL Smart City.

“Implementamos a nossa plataforma Smart City, cujas funcionalidades associadas permitem, entre outras vantagens, melhorar a mobilidade e os fluxos de transporte da cidade; otimizar o estacionamento; fornecer horários de transporte público online; e informações sobre a cidade e dos seus principais pontos de funcionamento e de interesse”, exemplificou.

Pedro Furtado elencou ainda que o concelho dispõe de um sistema de gestão inteligente de resíduos sólidos urbanos e de uma ampla rede de Wi-Fi gratuita, tendo adiantado que, em breve, será também possível “recolher informação precisa e instantânea sobre consumos e fugas de água”, reforçando a eficiência na gestão deste valioso recurso.

Sinalizou, depois, que, enquanto cidade 5G, Ponta Delgada apresenta condições propícias para a atratividade de nómadas digitais, que “procuram trabalhar num ambiente de beleza natural, com qualidade de vida e infraestrutura digital condizente com as suas necessidades”.

O Vice-Presidente do Município fez ainda questão de referenciar a aposta que está a ser feita na aceleração digital e revitalização do comércio local, em articulação com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a Delegação dos Açores da AHRESP, ao abrigo do projeto ‘Bairro Comercial Digital’.

“O Bairro Comercial Digital conta com uma plataforma de gestão que fará com que funcione como uma grande superfície comercial, mesmo no coração da cidade, vindo ao benefício de cerca de 400 empresas, num investimento superior a um milhão de euros”, salientou.

A terminar, Pedro Furtado lembrou que, “dos 308 municípios portugueses, Ponta Delgada conquistou o terceiro lugar no Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas” e, fazendo votos de uma boa reunião, congratulou-se pela escolha da Câmara Municipal de Ponta Delgada como local, nos Açores, para a realização do evento, um dos sete promotores de divulgação, no país, da “Estratégia Nacional dos Territórios Inteligentes”.


Cmpdl

VOLTAR