PODER LOCAL

25.º aniversário do Centro Social e Cultural do Cabouco.

Câmara Municipal de Lagoa homenageia Centro Social e Cultural do Cabouco no 25º aniversário.

O Vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Furtado Sousa, marcou presença, este sábado, na sessão comemorativa do 25.º aniversário do Centro Social e Cultural do Cabouco.

Foi com orgulho nesta instituição lagoense que o edil frisou que, “este é um centro único e de referência, na intervenção da infância e juventude, numa perfeita sintonia e cooperação com outras instituições. Um dos projetos que nos orgulha é o de Animação de Rua e nos dias que correm, esta intervenção junto dos mais novos, é cada vez mais pertinente".

Por considerar que este Centro que comemorou, em abril deste ano, 25 anos de existência, assume-se como um importante promotor sociocultural da freguesia do Cabouco, a Câmara Municipal de Lagoa atribuiu um Voto de Louvor ao Centro Social e Cultural do Cabouco, que foi aprovado, no dia 2 de setembro de 2024, por unanimidade.

Este momento de celebração serviu, também, para homenagear antigos e atuais dirigentes que, ao longo dos anos, construíram a história desta instituição. Nesse âmbito, Frederico Sousa aproveitou a ocasião para agradecer a todos os dirigentes e fundadores que já passaram por esta instituição. Assim, para além do Pe. Cláudio Afonso, João Pedro Oliveira, Leonor Moniz, reconheceu que "o Eng. Luís Martins Mota foi um Presidente de Câmara Municipal visionário, que há 25 anos promoveu a edificação deste espaço". Frederico Sousa enalteceu, igualmente, Anabela Calisto, que "foi a primeira mulher autarca da freguesia do Cabouco e que de forma empenhada, voluntária e altruísta, esteve presente em duas instituições no Cabouco, representando, assim, um verdadeiro sentimento de causa pública".

O autarca reconheceu, também, toda a capacidade de projetar o futuro do Eng. João Ponte, principalmente porque "em 10 anos conseguiu fazer um Cabouco e uma Lagoa diferente", relembrando que "se a Lagoa é hoje uma cidade, isso é graças ao Eng. João Ponte".

Frederico Sousa considerou ser justo realçar o trabalho que, a atual Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, tem realizado.

"Tanto a Presidente como o seu executivo tem a causa social como uma prioridade. Julgo eu que, a marca da Dra. Cristina Calisto é a forma como ela está próxima das instituições, das pessoas e a forma como ela encara a causa social", referiu o edil, acrescentando que "tal como no passado e no presente, têm a garantia que no futuro, podem sempre contar connosco e com a nossa colaboração".

Efetivamente, a Câmara Municipal de Lagoa comprometeu-se em colaborar, caso o Governo Regional dos Açores não o faça, com aquilo que é um verdadeiro anseio da população, mais precisamente com as obras de adaptação do Centro Social e Cultural do Cabouco, em criar um Centro Intergeracional com valências que envolva a infância, a juventude e os idosos.

Frederico Sousa finalizou a sua intervenção parabenizando e desejando as maiores felicidades tanto ao Centro Social e Cultural do Cabouco, como a todos os colaboradores e funcionários, sem descurar a atual Presidente de Direção, Maura Pacheco Ponte, que tem coordenado a instituição com elevada competência, dedicação e ambição.


CmLagoa