ARQUIVO GERAL

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, afiançou hoje que, em 2025, o Hospital Digital “será uma realidade para os utentes e profissionais do setor”.
“Começa assim a ser visível este projeto de excelência para o Serviço Regional de Saúde (SRS), permitindo colocar as várias instituições a comunicar de forma facilitada, e agregar toda a informação do utente no mesmo repositório de informação. A marca MY SAUDE AÇORES será uma realidade que muito honrará o SRS colocando a Região na vanguarda da interoperabilidade entre sistemas de informação neste setor”, sublinhou.
A governante falava na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta, no debate em torno das propostas de Plano e Orçamento para 2025.
Sobre os montantes para a Saúde, a Secretária Regional realçou que “a evolução do Orçamento Regional tem sido positiva nos últimos três anos, sendo que em 2024 registou-se um acréscimo de 19% face a 2023”.
“Esta evolução será ainda superior no próximo ano (446 milhões de euros) se, aos 50 milhões de reforço assumidos, adicionarmos a conversão de dívida comercial em divida financeira no valor de 150 milhões, possibilidade esta já assumida também pelo Governo da República”, disse.
Os últimos seis meses, reconheceu, “ficaram marcados não só pela tragédia do dia 4 de maio”, que assolou o Hospital Divino Espírito Santo (HDES), “mas também pela resiliência e capacidade de superação de todos os profissionais de saúde e pelo espírito de interajuda entre as demais instituições”.
“O Governo Regional continua empenhado em cumprir com a estratégia definida, baseada em contributos técnicos dos profissionais de saúde, e com a concordância das ordens profissionais dos enfermeiros e médicos. A dispersão de serviços fora do HDES é cada vez menor, sendo essencial o papel do Hospital Modular como estrutura diferenciada para a atividade médica e cirúrgica habitual, mas também possibilitará uma intervenção mais rápida no futuro HDES enquanto estrutura de retaguarda”, destacou também.
E anunciou: “À data de hoje, o valor identificado que permite ao HDES assumir os serviços prestados à comunidade é de 26,7 milhões de euros. A saúde dos nossos cidadãos é um assunto demasiado sério para ser tratado de forma superficial, e não é admissível que alguma oposição utilize esta aparente condição de fragilidade do SRS para causar alarmismo social. A qualidade dos cuidados de saúde prestados aos utentes do HDES não pode estar em causa”.
No campo da governação para as famílias e as pessoas, a Secretária Regional sublinhou que será prosseguido “o apoio à infância e juventude, aos idosos e às famílias, à deficiência, às vítimas de violência doméstica, aos toxicodependentes e à luta contra a pobreza e exclusão social”.
O trabalho feito em matéria de lugares em creche foi também destacado pela governante, que assinalou a transformação na “qualidade das rotinas das famílias açorianas”.
“Só nos últimos quatro anos, criámos mais 805 novas vagas gratuitas em creche, 154 das quais em setembro de 2024. Um investimento de 22 milhões de euros, mais 10 milhões que em 2020, representando uma poupança familiar para as famílias açorianas que em 2023 foi de mais de quatro milhões, e que no 3.º trimestre de 2024 já é de 3,5 milhões. Em 2025, o Governo dos Açores continuará fortemente empenhado em garantir que todas as crianças açorianas tenham um lugar em creche”, declarou.
“O XIV Governo dos Açores surge como a consolidação de um rumo para a Região Autónoma dos Açores, comprometido e empenhado com um caminho de continuidade, progresso e melhoria das condições de vida dos açorianos”, concluiu Mónica Seidi.
Governo dos Açores