Em São Miguel, foi nas Capelas que a indústria baleeira micaelense teve maior expressão, como comprova um conjunto de locais de visita obrigatória.
São Miguel, a segunda mais antiga e a maior ilha do arquipélago, é por ela própria um reflexo da existência harmoniosa entre a civilização humana e a atividade vulcânica, tão presente e evidente para quem a visita.
Ninguém fica indiferente ao espetáculo natural que as Furnas da ilha de São Miguel oferecem ao visitante: caldeiras em ebulição, géisers de água fervente, fontes e nascentes termais e motivos sem fim para uma visita a um dos tesouros desta ilha!
Visitar a Quinta da Jardinete é viajar no tempo, deixando-se surpreender pela beleza do edifício, pela comunhão entre produções, da laranja ao vinho, do tomate à banana e, claro, pela riqueza dos sabores produzidos no seio desta simpática família, situada nos Fenais da Luz.
Os visitantes podem provar produtos regionais açorianos, como o pão-de-milho, a linguiça, a morcela, o queijo e o inhame. Terão também à sua disposição os vinhos, os licores e as aguardentes produzidos nos Açores.
Atravessa toda a zona montanhosa a sudoeste da Caldeira do Vulcão das Sete Cidades, conhecida como Serra Devassa.
Ao longo deste trajeto é possível observar amplas panorâmicas das costas norte e sul de São Miguel, bem como várias espécies de flora endémica.
Este trilho tem início no Miradouro da Vista do Rei, assim conhecido pelo facto de ali terem estado, a 6 de julho de 1901, o Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia, e termina na zona urbana da freguesia das Sete Cidades.
Ao longo do trilho, que circunda a Lagoa das Furnas, poderá admirar, para além da beleza da própria lagoa, a zona das Caldeiras e a Ermida de Nossa Senhora das Vitórias.
Ao longo da descida para a fajã lávica é possível observar na arriba fóssil, afloramentos pomíticos do Vulcão das Sete Cidades, por debaixo das camadas piroclásticas provenientes do Pico das Camarinhas.
Poderá ainda apreciar amplas panorâmicas sobre Água d’Alto, Vila Franca e o seu ilhéu.
O trilho desenvolve-se ao longo da Área Protegida para a Gestão de Habitats e Espécies da Tronqueira e Planalto dos Graminhais, Reserva Natural do Pico da Vara e perímetro florestal público da ilha de São Miguel.
A Câmara Municipal de Lagoa, através do Museu de Lagoa – Açores, e o Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã inaugurou, no passado dia 11 de dezembro, o Núcleo Museológico do Pastel e da Serpentina, no Quintal Etnográfico
O designado engenho da Lomba do Loução situa-se, geograficamente, na Lomba do Alcaide, junto à Ribeira do Engenho, vulgo Ribeira dos Bispos. Ocupa uma área total de 550m2 e possui uma área edificada de 304m2