PODER LOCAL

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada afirmou, na inauguração da exposição “Divino em Objetiva 24”, que “os fotógrafos são verdadeiros guardiões da memória coletiva e da essência de um povo!”.
“A exposição ‘O Divino em Objetiva’ traz a público, 20 fotografias, que apresentam os aspetos mais genuínos que caraterizam as Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada. Através das suas lentes, os fotógrafos registam a devoção ao Espírito Santo e preservam uma tradição popular assente na fé à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que está forjada na História dos Açores”, vincou o autarca.
Na inauguração desta exposição, que estará patente no Lado Norte do Largo da Matriz até 28 de julho, Pedro Nascimento Cabral, acompanhado pelos membros da AFAA e os Presidentes de Alenquer, Pedro Miguel Ferreira Folgado, e de Belmonte, António Rocha, destacou que “é um gosto estar aqui presente, para contemplar estes registos, que na multiplicidade das perspetivas dos fotógrafos amadores, apresentam aquilo que nos caracteriza enquanto Povo há quase 600 anos. Esta exposição tem a missão de preservar a tradição do Espírito Santo e, na minha visão, desempenha um importante papel na divulgação da nossa raiz cultural, a quem nos visita, e na perpetuação da nossa identidade para as novas gerações”.
A representante da Associação dos Fotógrafos Amadores dos Açores, Gabi Pontes, agradeceu à Câmara Municipal de Ponta Delgada pela realização de mais esta exposição e explicou que “O Divino em Objetiva existe desde 2014, fruto da parceria entre a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores e a autarquia de Ponta Delgada, e pretendeu, em todas as suas edições, transformar esta devoção ao Espírito Santo, numa narrativa visual, que revela a essência desta tradição, profundamente, enraizada nos Açores”.
“Este ano, a exposição é dedicada a todas as mãos e corações que, com dedicação e generosidade, mantêm viva esta expressão coletiva de fé, cultura e identidade. São eles – irmãos, foliões e comunidade – os protagonistas deste retrato plural do Divino”, avançou a representante da AFAA.
A mostra desta 9.ª edição reúne o olhar de seis fotógrafos (três da ilha de São Miguel e três da Vila de Alenquer), são eles: José Maria Sousa (vencedor da edição 2024), Jorge Kol de Carvalho, Gabi Pontes, Emanuel Cipriano, Nuno Rodrigues e José Gomes.
Após a inauguração desta exposição de fotografia, procedeu-se à abertura da tenda do Divino Espírito Santo de Alenquer, que ficará patente até 13 de julho no Largo da Igreja da Matriz, um espaço, que marca presença nestas Grandes Festas desde 2022, reforçando também desta forma a ligação do povo de Ponta Delgada, de São Miguel e dos Açores, a Alenquer, o berço destas festividades em honra da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
Cmpdl