ARQUIVO GERAL

Decorreu hoje uma visita à Estrutura Modular do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) que, a 5 de fevereiro, quarta-feira, irá receber os utentes do Serviço Regional de Saúde que, neste momento, estão internados na CUF Açores.
A saída do Hospital CUF Açores será feita num único dia, de forma faseada e segura, e será articulada entre os serviços, a Proteção Civil e a Equipa de Gestão de Vagas.
A Estrutura Modular está pronta a receber 24% do total das vagas existentes neste momento, ou seja, 92 vagas, entre as quais nove em Obstetrícia, dez em Neonatologia, seis em cuidados intensivos, sete em cuidados continuados, além das vagas em internamento. Inclui-se também nesta disponibilidade o Bloco de Partos (com uma sala de operatório, quatro de indução, uma partos e quatro recobros).
Entre os novos equipamentos que foram hoje dados a conhecer encontra-se o Sistema de Terapia Infusão Integrada da Bbraun; as soluções completas de Videolaringoscopia Philips, de Ecografia Siemens e de Pendentes Drager; um parque completo de camas diferenciadas Baxter-Hillrom, além de equipamentos de Ressonância Magnética, TAC e RX.
Em termos de espaço, a Estrutura Modular ocupa 1400m2 para Serviços de Urgência Crítica e Não Crítica.
A visita foi acompanhada pelo Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi.
Em declarações prestadas durante a visita, a Ministra da Saúde considerou que o visitou é "do mais moderno" que se encontra na Europa e no mundo, e do mais sofisticado que se encontra em Portugal.
Ana Paula Martins acrescentou que esta "é a tecnologia do futuro”, e que dará o mote “para o programa funcional do HDES”.
Mónica Seidi, por seu turno, revelou uma enorme satisfação com o regresso dos utentes ao perímetro do Hospital de Ponta Delgada, e destacou a presença de tantos profissionais e das ordens dos Médicos e dos Enfermeiros.
Governo Regional