ARQUIVO GERAL

1750437627GR_18914504.jpg

Modernização do Poder Local

com apoio de 3,5 milhões de euros

A Vice-Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunicações e Transição Digital, vai atribuir um apoio financeiro de 3,5 milhões de euros a 13 municípios e à Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA), no âmbito do programa SIMA + Local.

Esta iniciativa insere-se na estratégia regional para a transição digital e o reforço da eficiência dos serviços públicos, abrangendo, neste caso, os municípios e juntas de freguesia dos Açores.

O SIMA + Local visa promover a capacitação das autarquias regionais através de soluções tecnológicas que aumentem a qualidade dos serviços prestados aos açorianos e empresas, garantindo maior proximidade, acessibilidade e transparência.

O apoio concedido tem um valor total de 3.527.218,32 milhões de euros, excluindo IVA, e corresponde a 100% do investimento elegível. Este montante destina-se às candidaturas agora aprovadas da AMRAA e dos municípios do Corvo, Lagoa, Lajes do Pico, Madalena, Nordeste, Ponta Delgada, Praia da Vitória, Ribeira Grande, Santa Cruz das Flores, São Roque do Pico, Velas, Vila do Porto e Vila Franca do Campo.

Desta forma, será assegurado o apoio à implementação de projetos estruturantes nas áreas da interoperabilidade de sistemas de informação, segurança da informação, cibersegurança, automação de processos, e capacitação digital de recursos humanos.

Para o Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, este investimento “reafirma o compromisso do Governo Regional com uma Administração Pública moderna, eficiente e centrada nos cidadãos”.

A capacitação dos municípios e freguesias dos Açores é chave num momento de disrupção tecnológica a nível global”, afirmou Artur Lima.

O poder local atua em proximidade com a população. Promover a sua modernização administrativa é trazer valor acrescentado ao dia a dia de todos os açorianos e ao tecido económico da Região”, salientou.

Esta linha de apoio permite também “robustecer a coesão territorial e reduzir assimetrias nos Açores”, concluiu o Vice-Presidente do Governo.

A iniciativa é financiada através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do investimento “Modernização e Digitalização da Administração Pública Regional” (C19-i06-RAA), e representa um passo decisivo na transformação digital da governação local nos Açores.

Governo Regional

VOLTAR