PODER LOCAL

Este ano, o autocarro do projeto «Creactivity», uma iniciativa do BPI e da Fundação “La Caixa”, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, estará em dois lugares do concelho, na Praça de Nossa Senhora da Graça, nos dias 17, 18 e 19 de setembro, e na rua da Carreira, junto ao Auditório Ferreira da Silva, na Vila de Água de Pau, nos dias 3 e 6 de outubro.
Este projeto itinerante da Fundação “La Caixa” tem por objetivo fomentar a conceção de soluções originais para problemas simples. Os alunos participam em workshops com materiais do quotidiano e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias. Trata-se de um espaço concebido para despertar a engenhosidade, a destreza e a criatividade das crianças, ajudando-as a sentirem-se confortáveis numa sociedade em mudança.
O “Creactivity” ganha vida dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada, para facilitar o acesso e a participação das pessoas com mobilidade reduzida. O espaço dispõe de várias áreas para implementar diferentes habilidades: a zona da «Mecânica», com espaços de engrenagens, máquinas, berlindes e paintballs; a zona do «Vento», com tubos de vento; a zona da «Eletricidade», e a zona da «Luz», com o sistema stopmotion.
O projeto é caracterizado pela sua componente lúdica e colaborativa, permitindo a pesquisa, o planeamento, a criação de novos desenhos, o uso de materiais comuns de novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática. Outras competências mais transversais também estão a ser trabalhadas, como hábitos de aprendizagem cooperativa, o autoconhecimento para a aprendizagem e a criação e a realização de projetos.
Desta forma, o «Creactivity» dispõe de workshops em grupo e visitas de exploração livre. O horário será das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30. Os workshops funcionam apenas com marcação, que pode ser efetuada, através dos contatos: 933 258 627 ou portugal@creactivitybus.com.
De referir que o sistema de aprendizagem “Creactivity” é inspirado no movimento Tinkering do Exploratorium de San Francisco, que nasce do movimento Maker (ou Making), que mistura tecnologias digitais e físicas para o design criativo, a construção e a personalização de objetos e artefactos com finalidade lúdica ou utilitária.
Trata-se de um novo paradigma que coloca a criatividade e o desenho num plano central. Os jogos, que sugerem a resolução de problemas de forma improvisada preparam as crianças para enfrentarem novos desafios, de modo criativo e a sentirem-se confortáveis numa sociedade que está em constante mudança.
CmLagoa