Integrado na Feira Agrícola Açores 2025, decorreu no dia 26 de junho uma sessão de esclarecimento sobre os benefícios do leite na Alimentação Humana.
Este evento foi dedicado em especial às crianças que vieram assistir ao concurso juvenil da Raça Holstein-Frísia.
A Dra. Célia Silva professora e investigadora da Universidade dos Açores, veio desmistificar os mitos que existem sobre o consumo de leite e alertar para os benefícios de beber leite na saúde humana.
Entre os inúmeros benefícios, esta destacou os seguintes:
- O leite é uma fonte de proteínas importantes para o crescimento e reparação muscular.
- Previne a osteoporose e mantém a densidade óssea, devido ao elevado teor de vitamina D.
- Ajuda no controlo do peso, uma vez que as proteínas, o cálcio e as gorduras saudáveis do leite promovem a saciedade, reduzindo os excessos alimentares.
- Ajuda no controlo do sono e bem-estar.
- Pode reduzir o risco de doenças crónicas, nomeadamente a Diabetes Tipo 2, o leite tem um baixo índice glicémico, o que provoca o aumento mais lento do açúcar no sangue, e as proteínas do leite também melhoram a sensibilidade à insulina, que regula o açúcar no sangue.
- Ajuda na redução de doenças cardiovasculares, nomeadamente hipertensão, já que as proteínas do leite contêm péptidos que podem atuar de forma semelhante aos medicamentos para baixar a tensão arterial. O consumo regular de lacticínios está associado a uma redução de 3-5 mmHg na pressão arterial.
- Tem efeitos anti-inflamatórios, em que alguns componentes do leite podem reduzir a inflamação associada à aterosclerose.
- Tem efeito na redução do colesterol, através do seu conteúdo em ácidos ómega-3, nomeadamente o Ácido oleico, Ácido trans-vacénico, Ácido linolénico.
- No cancro colorretal, o elevado consumo de leite total foi associado ao seu menor risco.
Apesar de todos os benefícios do leite existem pessoas que têm intolerância à lactose.
A intolerância à lactose é a incapacidade do organismo de digerir a lactose, um açúcar presente no leite. Essa deficiência leva ao acúmulo de lactose no intestino, causando sintomas como dor abdominal, gases, inchaço, diarreia e, em alguns casos, náuseas e vômitos. A intolerância à lactose não é a mesma coisa que alergia ao leite.
Neste sentido, de forma a ultrapassar este problema e usufruir de todos os benefícios do leite, as pessoas com intolerância à lactose podem consumir leite sem lactose e/ou fermentados, Queijo e Iogurtes.
Esta investigadora conclui que está provado e comprovado que o leite é um alimento saudável e que faz bem.